contador visitas
contador de visitas

Sempre me perguntei o que mais me chamava atenção en Harry Potter. Sempre achei que fosse a busca por aoto-conhecimento dos personagens. O m...

As Faces da Magia - Parte I

Sempre me perguntei o que mais me chamava atenção en Harry Potter. Sempre achei que fosse a busca por aoto-conhecimento dos personagens. O medo que eles tem de ser apenas mais um em meio a todos. O receio de sucumbirem ao lado negro que cada um de nós tem dentro de si. Ou mesmo a sensação latente de que as vezes parece não haver outro modo de se conseguir felicidade que não a da guerra. da morte(o medo da morte, da perda, questões de amizade e amor também..).
Contudo o que mais me faz refletir é uma fala de Dumbledore em que ele diz: "que todo ditador sempre teme aquele que ele pisa. Porque ele sabe que um dia em meio a todos os que fez e faz sofrer havera um, mais cedo ou mais tarde; que não aceitara tais impossições e se rebelara de acordo com suas proprias convicções."
Jamais o mal teme aquele a altura, mas sim o dito inferior pois é ali que mora o perigo, é o que esta caido que pode se levantar.
Ali esse contexto se aplicava ao Voldemord o grande vilão da saga, que nada mais é que uma alusão a hitler e toda a sua politica de represão,unificação e babaquices de uma mente genial e mal aproveitada(limitada).
Porem, essa ideologia pode ser usada para tudo. Desde pequenas atitudes, como escolhas( o tema ao qual o livro disserta ao longo das 7 obras publicadas) ate mesmo a questões politicas, amorosas, sociais e ambientais.
Não é aquele que vemos que devemos temer e sim aquele que não vemos, que passamos reto sem dar importancia pois ali mora o perigo ou a justiça.
Apenas um pensamento reflexivo, nenhum recado a quem ou a ninguem. Sem ironia ou sarcasmo ou critica velada.
Só um reflexão de o porque tal obra me encanta mesmo mais de dez anos depois da primeira leitura.


You may also like

Nenhum comentário:

Will Augusto. Tecnologia do Blogger.

Realidade Utópica no Face

Featured Posts

Utópicos

Contact Us

Utopicos ate o momento

Eu
Aquilo Tudo que posta no Facebook e mais tantos mistérios que nem mesmo o espelho ou o mundo dos sonhos foi capaz - ainda - de descobrir.