contador visitas
contador de visitas

Não consigo me ater a simples dogmas ou modas de mal dizeres que extendem suas crenças, cansaços e revoltas a um determinado meio para justi...

Meios de comunicação: Demonios de uma nova geração! Sera?

Não consigo me ater a simples dogmas ou modas de mal dizeres que extendem suas crenças, cansaços e revoltas a um determinado meio para justificar fins.
O assunto aqui não sera televisão, sera novelas.
Elas alienam a juventude? Formam e ditam opiniões veladamente? São nocivas para a vida no geral em questões de percepções e cultura?
Não sei mas dissertarei de acordo com minha opinião incongruente mas sem me ater a justificativas, provas ou bases de fundamento; como disse opinião - conversa de boteco fellings saca?.
A mais de 50 anos, uma rede de televisão domina a grade de exibições e assim  o monopólio da audiência no país. A rede do "plin plin" detem grande parte do poder de formação de opinião do país. A grande elite so é elite após ver algo nessa tela.
Sua principal fonte de renda(da rede de televisão) é a audiência que gera. Com ela mais produtos para vender mais propagandas e assim a terra gira. Alguns caem para outros crescerem - nãoé  a filosofia Leone de ser? -. Sim . Muito bem.
Em uma grade de programação formada por desenhos animados, filmes e programas variados seu grande potencial e gana vem das novelas e jornalismo.
Pela manhã e a tarde o jornalismo domina a grade. A noite vem as novelas.
E ai começa a analise imparcial deste que lhes escreve.
O período noturno é o mais propício para o consumo irracional de matéria áudio visual para o ser humano. A noite estamos mais propícios a nos deixar instigar por tudo aquilo que chega a nós seja lá o que for. Se algo choca, a noite apavora. Se algo é interessante a noite vicia.
Isso porque passamos o dia todo nas ruas no stresse urbano, trabalho, casa, escola, faculdade parque, atividades físicas, ônibus lotado, contas a pagar, problemas emocionais, pessoais, físicos mentais, sentimentas, neuras e mais contribuem para que ao chegarmos em casa a noite nos deparemos feito amebas à procura de luz ou como uma planta no escuro a procura de sol para se alimentar. A Tv liga e a "telassintese" inicia-se.
Vemos a nos mesmos na tela grande. Em tramas semelhantes as nossas ou melhor: totalmente diferentes com possibilidades de final feliz. Onde neguinho acorda maquiado; onde ninguém tem espinha; onde o certo e o errado não parecem tão ruins assim, onde o cabelo da loira será a tendência que quero pra mim e a gíria seguinte da praça sera informada entre uma boa cerveja ou um “diga sim ao carnaval”.
É assim que é.
Enquanto programas normais em redes de televisão -  ate mesmo telejornais ou mesmo obras áudio visuais, como filmes e series -  detem cerca de uma ou no máximo duas horas de espaço para exibição; Novelas possuem media de 3 horas diárias com picos de 3 horas e meia quando são capítulos derradeiros ou “falados” pela massa que os consome.
Ok. Novela -  a Lilith do novo mundo. Sera?
A alienação não esta no produto mas sim na pessoa. Não podemos esquecer.
O mal. O nocivo não esta no assistir e consumir novelas e afins, mas sim no apenas isso.
Ha pessoas que só confiam em determinada noticia, só diz "gostar", se emocionar, se encantar e admirar; caso assunto, tema ou produto apareça em determinada rede de televisão.
Por maior qualidade que outras possam oferecer; não se compara com a tv que a gente vê por aqui. E nenhuma é mais forte que a novela. Ela dita costumes, ela dita expressões, ela dita ate mesmo carater's e com toda a certeza opiniões e "jeitos de ser". Como qualquer obra de comunicação social, ela tem a principal tarefa de passar mensagem, entreter e conscientizar. Ao menos na teoria. Não que novelas que tratam no estupro, da violência contra a mulher, da doação de orgãos, de vida após a morte, da violência domesticas, do consumo e venda e compra de drogas não seja benéfico de modo geral. Coscientiza(ou ao menos tenta) e passa seu recado.
Como disse acima o problema esta no excesso e no modo "apenas para faturar" que muitas se aproveitam pelo fato de já estarem com o chicote e aquela brasadeira vermelha no braço esquerdo, fazem para ganhar audiência e mais "amebas" para seu espetaculo particular no Leblon.
É um circulo vicioso e interminável, sem concessões ou visões contrarias ou divergentes.
É um palco de ilusões claras em quadros freneticos por segundo que se misturam na mente em prol ou contra o Admiravel Chip Novo. Aquele onde todos consumimos, vemos, sentimos mas só isso. Não conseguimos divisar até onde aquela sua camisa, aquela sua expressão, aquele seu gosto e aquela sua vida é sua ou foi mostrada numa tela plana de algumas polegadas em horario nobre.
Ver é bom? Sim. Ver é errado? Não. Consumir e gostar é idiotisse? Não.
Mas não se ligar e apenas ligar o botão do controle remoto, e só isso, aí sim é alienação sem fim num passo imdestrutivel rumo ao paraiso(afinal sempre termina com aquele final feliz neh).
Pois é, de boteco a boteco eis minha visão. Mas calma, que é apenas meu copo quente a você. Ou não.
De todo jeito: Acho que ela vai terminar com aquele lá no final. Quer apostar quanto? To torcendo tanto....


You may also like

3 comentários:

  1. adorei seu artigo de opinião. rs.

    Ali se estabelece os parões da vida. Empregadas são sempre negras, junto com ladrões e drogados. Homossexuais são tarados. O casal mais bonito é da Loira gostosa e o cara fortão do olho azul. Aí a gente vê algumas cenas hipocritas contra alguma coisa e pronto. Na p´roxima cena começa tudo dinovo.

    E infelizmente há uma legiã enorme formada assim. Assite o Jornal Nacional, acreita naquilo e acha tudo normal. tsc tsc tsc

    Há poucas horas atras eu disse e só confirmo: I ♥ the power of Internet. love love love!

    ResponderExcluir
  2. Pra vc ter uma ideia, apenas 11 famílias controlam TODA a mídia brasileira. E lógico que é a classe A quem tá no comando.

    A tv no Brasil e em outros países que se dizem democráticos só sustenta a fantasia da democracia. Não há em nenhum lugar. O grande olho de Hórus tá na vigia, comando a nossa opinião e sustentando toda forma de discriminação e desigualdade.

    E a Globo é uma arma viva do Regime Militar.
    Escrevi sobre aqui: http://ruminantia.wordpress.com/2011/04/25/a-gente-ve-por-aqui/ e aqui: http://videoclipt.blogspot.com/2010/11/mas-afinal-o-que-e-liberdade.html

    Liberdade, felicidade e democracia: não passam de fantasias utópicas. Cabe a nós mesmos enxergarmos e ficarmos espertos.

    E a Internet não foge da regra. Só há confiança nos grandes portais de notícias, que são uma extensão da tv e portanto, comandados pelas mesmas 11 famílias.

    Acho ótimo q vc tenha despertado seu lado crítico em relação as novelas e a mídia. Menos um alienado nesse Brazyu.

    ResponderExcluir
  3. bom, seu artigo ficou sensacional. são poucas novelas q nos fazem sair do mesmo, de pensar. POUCAS mesmo. e olha que estou contando só Amor e Revolução! rs

    ResponderExcluir

Will Augusto. Tecnologia do Blogger.

Realidade Utópica no Face

Featured Posts

Utópicos

Contact Us

Utopicos ate o momento

Eu
Aquilo Tudo que posta no Facebook e mais tantos mistérios que nem mesmo o espelho ou o mundo dos sonhos foi capaz - ainda - de descobrir.