contador visitas
contador de visitas

"Eu só queria enxergar..."♫ Precisava dissertar sobre esse projeto uma hora ou outra. Estava aguardando o lançamento do álbum pa...

Clipe Dançando Agridoce

"Eu só queria enxergar..."♫

Precisava dissertar sobre esse projeto uma hora ou outra. Estava aguardando o lançamento do álbum para poder disseca-lo,interpreta-lo e senti-lo da maneira que se deve, sem prazos, sem esperar nada e ao mesmo tempo aguardando tudo. Da minha maneira, com fones, olhos fechados, momentaneamente abertos apenas para poder rabiscar uma impressão ou sentimento que poderia aparecer; café quente, cigarro(?), uma barra de chocolate num dia de chuva ou sob o sol.
Porem acaba de sair o clipe do primeiro single deles e a forma como ele bateu em mim em três esferas distintas de percepções(fã,estudante de cinema, e amante de arte) me fez escrever isso. Então vamos lá.
Agridoce. Já falei deles aqui, então não vou apresenta-los. O que interessa é o clipe em si dessa vez.
Dançando foi escolhida para ser a porta voz desse projeto. Desde o inicio foi ela que ditou os rumos que isso poderia tomar. Nada mais justo que escolhe-la para ser o primeiro single, a porta de entrada aos aspirantes a agridocer's.
Pois bem.
O clipe foi dirigido por Otávio Souza, que por algumas fotos vistas por mim e os próprios teasers trailers sobre a Agridoce liberados por ele, demonstrou ser um cara que tem a mente aguçada pro lado onírico  misterioso(por alguma razão vejo no trabalho dele uma urgência de ocultar e mostrar tudo nos detalhes, paixão pelos Thriller's sabe).
Em suma o clipe mostra trechos entrecortados e editados das gravações do álbum da Agridoce.
Ponto.
Mas isso não é o bastante para demonstrar ou tentar explicar o efeito que essas imagens junto a canção produziram, neste caso, em mim pessoalmente.
nem eu sei explicar então vamos pular essa parte e nos focar no demonstrar.
Para isso é preciso entender a letra.
Dançando versa sobre ceticismo versus fé de uma modo grosso e direto em se falar dela. Tentar crer em meio ao caos da vida, dos pensamentos diários, dos sentimentos que a vida humana é mais do que aparenta ser, tentar enxergar alem da fome, da guerra, da morte, tentar enxergar o lado simples, a beleza por trás de uma tarde de domingo com a família e amigos.
Todos nós conseguimos enxergar isso vez ou outra. Seja quando estamos com nossas paixões, seja quando estamos com nossos pais, seja quando estamos com nossos amigos ou o objeto que nos dê paz, seja ele qual for. Seja vendo um filme emocionante, um programa de TV que mostre que existe solidariedade.
é sobre isso que Dançando versa. Sobre a urgência de tentarmos enxergar alem do que os olhos veem. Usar a máxima de Antoine de Saint-Exupéry de que "só se enxerga bem com o coração"
O clipe que é intimista e quase pessoal, ao mostrar cenas de intimidade entre Pitty e Martin, sem pretensão de roteiro, consegue expressar a ideia da letra.
Mas conhecer a historia do álbum, ao ter conhecimento que ele foi gravado com eles isolados do mundo, ironicamente compondo letras que falam sobre o mundo(nem que seja do mundo interno de cada um de nós) torna a edição do clipe mais bela e forte para aqueles que como a letra diz, tentam enxergar.
O modo como Pitty aparece massageando as mãos cansadas de Martin deitado no chão, as luzes de natal espalhadas pela casa tipicamente de campo, as velas e Pitty sentada no escuro compondo pensativa, a forma como ela e Martin aparecem gravando as vozes e sons para as musicas com emoção nos olhos, os risos e piadas de dois melhores amigos, se divertindo, descobrindo um mundo novo, longe do mundo que conheciam ate então. Adultos crianças olhando pra dentro de si.
O clipe poderia ser feito magistralmente com cenas que carregassem na emoção, mostrar alguém perdendo um filho, tragedias da humanidade e uma criança tentando entender porque precisa ter fé? poderia ser uma animação ou uma obra cinematograficamente soberba? com roteiro, atuação? sim poderia, mas não seria condicente com o que o projeto é: sem regras, sem esmero, sem pretensão. o que conta ali é a canção, as particularidades de cada som, da garrafa batendo no garfo, do isqueiro sendo acesso... O clipe feito dessa forma valoriza isso. E ironicamente ao copiar uma formula tão batida que é a do documentário, acaba inovando e sendo original pelo fato de demonstrar que essa formula funciona desde que tenha motivos ou mesmo encaixe para tal. Virou algo lirico, quase um sonho, ou um trailer(perceberam? Parece que veríamos o nome do filme e o em breve a qualquer momento).
Enfim, me emocionou, me cativou. quanto a termos técnicos, fotografia e sonoplastia muito bem acabadas, decupagem ótima e enquadramentos ousados devo salientar.
No mais, Dançando ganhou mais força com o clipe que com certeza merece ser visto ao menos uma vez...



You may also like

Nenhum comentário:

Will Augusto. Tecnologia do Blogger.

Realidade Utópica no Face

Utópicos

Contact Us

Utopicos ate o momento

Eu
Aquilo Tudo que posta no Facebook e mais tantos mistérios que nem mesmo o espelho ou o mundo dos sonhos foi capaz - ainda - de descobrir.